Produção cultural

Planejar, elaborar, gerenciar, produzir, mobilizar recursos financeiros, humanos ou materiais para projetos culturais estão entre as atividades da Pinaúna. Com a criação e execução de projetos próprios ou a prestar assessoria para empresas privadas e outras organizações ou a produtores culturais e artistas, o processo tem como base a pesquisa das demandas de consumo cultural a serem atendidas ou despertadas e das características sociais, ambientais, históricas do público e ambiente a recepcionarem o projeto; sempre de modo a envolver, capacitar e inserir produtivamente segmento populacional da área de atuação dos clientes e seus projetos. 

Consultoria em desenvolvimento/gestão de programas e projetos culturais, para ONGs de natureza sociocultural, órgãos públicos dirigentes de políticas culturais e departamentos de marketing de empresas privadas;
Planejamento, redação e organização de conteúdos descritivos de projetos artístico-culturais, com análise orçamentária;
Formatação e enquadramento de projetos em leis de incentivo e editais, com o acompanhamento das etapas até a divulgação dos resultados;
Acompanhamento da execução do projeto cultural para a elaboração/organização de relatórios de atividades/prestação de contas. 

 
Aqui são apresentados os projetos em fase de captação de recursos, em execução ou já realizados, produções da Pinaúna, assim como aqueles em que participamos como prestadores de serviços, parceiros ou que apoiamos.
 
 
Festival Ballace

Realizado em Camaçari (BA), o Festival nacional busca promover e divulgar a dança na Bahia, através de um programação que inclui mostras competitiva e não competitiva, cursos e palestras que aprimoram bailarinos, coreógrafos e professores. Com o histórico de 11 edições já concretizadas, o Ballace, a cada ano, tem ampliado a democratização do acesso ao público, com integração social e cultural, ao receber inscrições gratuitas de grupos de escolas públicas de Camaçari e região para a Mostra, ao oferecer cota gratuita de vagas para os cursos, e apresentar espetáculos de Cias e solistas renomados com entrada franca ou a preços populares. No evento também acontece uma feira de artigos de dança, performances e apresentações de grupos de cultura popular locais.  A Pinaúna Editora tem sido a responsável pela captação de recursos e gestão do projeto nos últimos 04 anos. Para a 12ª edição, em junho de 2017, o projeto, assim como em duas edições anteriores, tem O Boticário na Dança como patrocinador Máster.

Ainda existem cotas em aberto para que outras marcas possam se associar e demonstrar o seu interesse e compromisso com o desenvolvimento artístico e cultural da Bahia e Brasil, consulte-nos.

www.ballace.com.br
www.oboticarionadanca.com.br


Orquestra Pró Sinfônica de Camaçari


A Orquestra Pró-Sinfônica de Camaçari é formada por cerca de 50 jovens do Município, criada através de programa socioeducativo do complexo Cidade do Saber (Camaçari-BA), em cursos do Conservatório de Música.

A Pró-Sinfônica é regida pelo Maestro Bira Marques, de vasta experiência em Orquestras que unem o erudito ao popular (também regente da Orquestra Afro-Sinfônica, de Salvador). Este corpo artístico já realizou duas temporadas no Teatro Cidade do Saber, as Séries de Concertos 2015 e 2016, repletas de concertos temáticos como os em homenagem à Tropicália, à Luiz Gonzaga, Raul Seixas, à MPB, dentre outros; contribuindo para formação de plateia em Camaçari, para a ampliação do repertório artístico e cultural de adolescentes e jovens adultos do local e para a música no estado da Bahia.

As Séries foram produzidas pela Pinaúna Editora, que, juntamente com o Maestro e integrantes, está a conceber projeto de captação de recursos para a sua manutenção e próximas temporadas.